quinta-feira, 19 de julho de 2007

CCE, TAM & Narciso

Pouco antes de comprar meu notebook CCE saí pela Net pesquisando e fiquei espantado com certos depoimentos que degradavam o dito cujo, como se fosse o último eletrônico que alguém deveria comprar.

Como não sou pessoa que se deixa levar pela turba, digo, tenho alguma luz sobre como são “fabricados” equipamentos eletrônicos, e até tive (pasmem!) um refrigerador CCE que me foi fiel por bons anos (doei pro zelador do meu prédio pq comprei uma frost free), levei adiante o meu plano de substituir o meu velho e cansado Compaq por um CCE... e não me arrependi!!!

Diga-se de passagem, essa mania de brasileiro menosprezar coisas [ditas] nacionais, de achar que tudo que é barato não presta, data dos tempos de Carlota Joaquina. Em um passado nem tão distante, Nelson Rodrigues traduziu esse vício, esse viés, do povo brasileiro com aquilo que se tornou uma das suas muitas marcas: “o brasileiro é um Narciso às avessas”.

É interessante observar que o mesmo notebook (CCE) que comprei legalmente na "loja da esquina", por não mais que US$ 1.000,00, também é vendido em outros mercados, por outros "fabricantes", e, para consolo (ou desespero?) dos que acham que um produto barato é motivo de desconfiança, não é demais dizer que vem lá de Taiwan. Com isso, não estou querendo, de forma alguma, questionar os incentivos dados ao Pólo Industrial de Manaus, até porque tenho um celular que é “produzido” em Taubaté, que estampa um modelo tupiniquim, mas o firmware mostra que é um modelo vendido em muitos outros países. Em outras palavras, isso tudo é mera questão de semântica, mesmo porque as MONTADORAS de automóveis há muito que deixaram de ser “fabricantes” ou “produtoras”... ou seja, por que certos "agregadores" têm tanto medo de admitir que o produto que vendem não é "fabricado" por eles???

Agora, só para não deixar passar em branco essa coisa de “Narciso às avessas”, segue vídeo de um brasileiro-padrão sobre o lastimável e maior acidente da aviação sulamericana...



Um comentário:

João Cláudio Nunes Carvalho disse...

tenho esse mesmo notebook, assim q abri a caixa dele tiv uma bela surpresa o numero 5 do teclado estava quebrado...dai fui na loja e trqiuei sem problemas....mas...para minha supresa o notebook apresentou um stuck pixel e agora uma das portas usb nao funcionam....jaj tou puto...vou na cce ver o q vai dar