domingo, 22 de julho de 2007

Questão de memória

Hoje eu tenho notícias melhores sobre a CCE, pelo menos para mim.

Já tinha um tempo que estava incomodado com o fato de o CPU-Z reportar que a memória original do note era 333 MHz. Abri o cara, olhei a plaqueta, e não consegui nenhuma pista da “velocidade” da memória no cartão! O máximo que tem nos chips é a marca “Elpida” que, ao contrário do fabricante da bateria (vide post anterior), tem um site muito bem estruturado: http://www.elpida.com/
Bom, como não entendo nada nesse terreno, dá-lhe “googlar” o assunto. No fim, descobri que no caso das memórias DDR2, a bem grosso modo, deve-se multiplicar o resultado por 2, ou seja, a CCE forneceu o note com memória mais rápida que o especificado (533 MHz) para o NCV-C5H6! Menos mau!!!
Por outro lado, os 1 GB que comprei (Markvision, por R$160) são reportados como 266 MHz, ou seja, são 533 MHz (266 x 2 = 532).

Como tinha visto alguém perguntando sobre a velocidade da memória lá no Clube do Hardware, fica aí a informação de que é possível usar memórias de 667 MHz, assim como cartões de memória com velocidades diferentes nessa mobo (leia-se, a original, de 512 MB, é 667 MHz... a que adicionei, de 1 GB, é 533 MHz).

Mas estou chegando à conclusão de que, literalmente, joguei dinheiro fora “espetando” mais um giga no meu note... mas essa minha suspeita requer mais tempo para montar o texto que tratará, também, do Windows SE, por isso vou deixar para o próximo post.

10 comentários:

Unknown disse...

Olá,

Mais outro belo post...
O do upgrade de memória foi muito bom...
Daria para colocar uma imagem ampliada da parte de baixo do note sem "tampa"???

[]´s

Állysson

Anônimo disse...

O de um amigo meu tb está assinalando memória DDR2 667MHz, com essa sua confirmação eu vou orientar ele a ta comprando um pente de mesma velocidade, pq embora funcione sendo diferente como ai no seu, ele provavelmente ajustou a velocidade para o clock mais baixo, ou seja, 533MHz... Queria saber se com a adição de 1GB a sua memória de vídeo expandio para mais que os 64MB que mostra la no everest?

Anônimo disse...

Queria saber uma coisa sobre essa Placa, tenho esse mesmo note, comprei uma placa de memoria de 1Gb e simplismente não tem ond colocar, o manual diz que tem um slot de expansão, mas só vi um slot ocupado com a memória que vem nele, aí tive que tirar a de 512mb e colocar a d 1 Gb, será que vc´s sabem onde fica o tal slot vazio???

Anônimo disse...

Tenho 2 Notebooks desse e queria acrencentar 2 pentes de 2gigas formando 4 gigas será que tem a possibilidade de o note aguentar, tendo em vista que a placa mãe parece ser uma intel. Estou querendo muito fazer essa tentativa alguém já teve essa esperiancia

Anônimo disse...

tambem gostaria de saber se este note aceita 4 GB...fico no aguardo da resposta, se possivel, por e-mail...

felipebgs@uol.com.br

Anônimo disse...

O outro slot de memória fica abaixo do teclado. Você tem que tirar o teclado, abaixo do teclado tem uma tampa metálica, você tira ela ai aparece o segundo slot.
boa sorte!

Unknown disse...

Boa tarde, então pelo que li, uma memória de 2GB, DDR 2 667 - PC 5300, FUNCIONA, nete notebook sem problema certo???

Unknown disse...

Aguardo numa resposta. ATT

Anônimo disse...

Caramba!! O programa everest me deixou doidinha. Ele me deu uma memória 667(333MHZ) e eu instalei o pc wizard para comfirmar e me informou 5300(333MHZ). já que na verdade o 512 mb é 667 MHZ, entao, fico com a leitura do programa everest.

Ricardo Menzer disse...

Alguém sabe se colocando dois módulos identicos ele passa a operar com dual channel? E algúem sabe um modelo de processador melhorzinho que esse cce dê suporte? meu pai tem um note desse modelo e quero dar uma sobre-vida nele...