segunda-feira, 23 de julho de 2007

Mobo, memória & teclado

Esse post, na realidade, é uma resposta aos comentários do post anterior.

  1. Primeiramente, quero agradecer ao Állysson pelo elogio ao vídeo do post "RAM UPGRADE". É sempre bom saber que as informações que estamos fornecendo são de alguma utilidade.

    Atendendo ao pedido dele, segue uma imagem clicável para dar um zoom na foto que apresentei no post anterior. Aliás, aproveitei a oportunidade para perguntar para que serve aquele compartimento sem nada, que leva a lugar algum... eu, por exemplo, o utilizo para guardar meu MicroVault - o qual já desisti de usar como ReadyBoost, dado o tempo que o Vista leva pra "se acertar".



  2. O Nexus fala sobre a diferença de velocidade das memórias e pergunta se a memória adicional é compartilhada com o vídeo. A resposta é positiva. Ou seja, a memória destinada ao vídeo aumenta após o upgrade, como mostro abaixo (usei o PCWizard 2007):

    MEMÓRIA ORIGINAL

















    COM MEMÓRIA ADICIONAL



















    OBS¹
    - Além disso, se eu não estiver enganado, acho que os valores relacionados ao vídeo mudam conforme o slot utilizado. Digo, se mudar a memória de 1GB para o slot sob a tampa traseira e a memória original para o slot sob o teclado... depois confiro e atualizo este post;


    OBS² - Tenho monitorado a utilização da memória através de um gadget e do task manager e percebi que estou "stuck". No melhor momento, chega nos 70%, ou seja, o Vista não está usando mais que 1GB (em tempo: tenho perdido um bom tempo me dividindo entre o Starter original e um Ultimate "genérico").

Só pra descontrair... o bom desse teclado ABNT2 é poder gerar ¹ ² ³ (como fiz nas OBS, acima) fazendo uso da tecla Alt Gr. Digo isso porque, pelo que tenho visto na Net, parece que muitos usuários estão perdidos sobre como "alcançar" a barra (/) e o ponto de interrogação (?)... o pior é que tem "fabricante" (hein?) de micro que até anexou "errata" ao seu manual dizendo que deve-se pressionar Alt+Ctrl+w pra perguntar, digo, pra gerar o ponto de interrogação. ROFL (rolando no chão de tanto rir). A CCE, é certo, não chegou ao ponto de anexar uma errata ao manual, mas, até onde lembro, não falou nada sobre o teclado ABNT2 (ABNT? Como será que se chama tal teclado no Japão, onde também é utilizado?). Bom, cabe lembrar que a tecla , posicionada do lado direito da barra de espaço gera os caracteres presentes no canto inferior direito de algumas teclas, tais como: ¹ ² ³ £ ¢ ¬ § / ? ª º.

23 comentários:

João Cláudio Nunes Carvalho disse...

PARABÉNS PELO SITE E PELOS BELOS POSTS...MUITO ÚTEIS...TENHO UM NOTEBOOK DESSSES TB...EI PQ VC NAO FAZ UM POSTA SOBRE STUCK PIXEL E DEADE PIXEL...JÁ QUE MUITOS DESSES NOTEBOOKS VINHERAM ASSIM!!!!

Unknown disse...

Oi Tony,

Valeu por atender o pedido do screenshot! :)
Aqui vai outra pergunta...
Acho que no post do upgrade de memória vc comentou que achava que tinha jogado dinheiro fora...
O desempenho não melhorou como vc esperava?
Outra coisa, o compartimento embaixo do C5H6 é para colocar moedas!!! :P

[]'s

Állysson

Anônimo disse...

Ola Amigo... Obrigado por sanar minhas duvidas... Elas vão servir de base para orientar corretamente o meu amigo na hora do upgrade.
Mas vendo o seu post eu tive outra curiosidade. Segundos as informações o pente original é mesmo de 667MHz, já o pente de 1GB que vc adicionou parece ser de 533MHz, isso é correto???
Pq olhando a imagem eu vi que depois de instalado o pente de 1GB o dual channel setou as memórias para 266MHz, diferente dos 333MHz que tava quando só tinha o pente original!!!

Excelente blog... Já passei ele pro meu amigo.

Sucesso e que tenha muitos post ainda.

Unknown disse...

Nexus,

Eu acho que há um mal entendido...
Nos screenshots apenas mostra as frequencias suportadas pela memória, não a frequencia que a memoria está trabalhando...
Se vc prestar atenção, no screenshot 1 tem apenas o pente 667Mhz espetado, e as infos são referentes a ele...
No segundo screenshot, as infos são referentes ao pente de 1GB que é 533Mhz...
Por isso aparece 200Mhz, 266Mhz e 266Mhz, o que não indica que o sistema tenha voltado de 333Mhz para 266Mhz e sim que essa memória não trabalha com 3 frequencias...
E a velocidade da memória é definida pelo FSB, no caso 133Mhz (133Mhz x 4 = 533Mhz)...
Então não tem problema vc usar uma memória 667Mhz num barramento 533Mhz...
Já o contrário pode gerar problema sim...

[]'s

Állysson

Anônimo disse...

Mas ai que entra duvida... Se a memória que vem no note de fabrica é DDR 667Mhz mesmo, o melhor negócio é comprar outro pente de 667Mhz não é mesmo, para o dual channel funcionar a plena carga????

Unknown disse...

Nexus,

A memoria original ser 667Mhz não quer dizer que a mesma está rodando a 667Mhz..
Esse é que é o ponto...
Ela está rodando a 533Mhz, pois o barramento do sistema está a 133Mhz (133Mhz x 4 = 533Mhz)...
Se o barramento estivesse a 166Mhz aí sim ela estaria rodando a 667Mhz (ou a menos, dependendo de como estivesse o multiplicador)...
A minha de fábrica é 533Mhz e comprei outra 533Mhz...
Realmente qto maior o clock melhor seria, mas essa configuração não está disponível no BIOS, então não tem como alterar...

[]´s

Állysson

Anônimo disse...

Sacanagem então... Achei que ele ajustava para o maior valor automaticamente... Então a gente que tem memória 533MHz nem adianta comprar 667MHz pq mesmo a placa mãe tendo suporte para tal velocidade não vai ter como setar na bios... Teria que vir de fabrica ajustada para 166MHz.
Sacaniaram legal agora... Só não vou ficar mais frustrado pq o meu já veio com 533MHz... Se não ia ser foda!!!!
Mas valeu pela explicação!!!
Abraços.

Tony Mac disse...

Állyson,

Desculpe a minha literal ignorância no assunto, mas, se não estou enganado, a Uniwill diz que a mobo aceita até 667. Dessa forma, pressupõe-se que, das duas, uma:

1) ou a mobo está jampeada pra 667,

2) ou o bios está configurado para tanto (fala sério, êta biozinho de m..., digo, limitado, né?)

A propósito, também é dito que o máximo de memória suportado é 2GB, entretanto, o PCWizard diz que a mobo (chipset?) aceita até 3GB.

Seria pedir muito que você, que é mais inteirado e/ou preparado para discursar sobre essa questâo, me enviasse (mtonymac at yahoo dot com dot br) um texto sobre o assunto pra eu postar no blog? Ou, se você tiver um endereço contendo informações à respeito disso, fornecê-lo pra eu linkar?
[]s.

Unknown disse...

Oi Tony,

Vou pesquisar com referência específica para o nosso notebook e lhe envio um e-mail assim que possível...

[]´s

Állysson

Anônimo disse...

Tony,

Parabéns pelas informações no seu blog.

Por favor me tire uma dúvida. Qual o modelo exato da Uniwill que corresponde ao CCE NCV-C5H6?

Alguém já tentou instalar um driver da Uniwill para o touchpad de forma a permitir uma melhor configuração do mesmo?

Abraços.

Unknown disse...

Tony,

Mandei o e-mail para:

(mtonymac at yahoo dot com)

Sem o brasil no final (com o brasil no final deu erro de que usuário não existe)...
Se estiver errado poste o e-mail correto aqui...

[]´s

Állysson

Tony Mac disse...

Brigadu pelo elogio Filipão... como já disse, é sempre bom saber que as informações estão sendo de alguma utilidade pros colegas que visitam o blog.

Quanto ao modelo da Uniwill equivalente aos nossos CCE (todos modelos e séries, acredito eu), é o L51II... isto está claro na documentação da versão 1.05 do bios (29/SETEMBRO/2006) da Uniwill! No histórico de tal documento os 41 (leia-se, CCE, entre outros por esse mundo), passaram a ser 51 -- lembrando da campanha publicitária daquela pinga: uma boa idéia!!! :-)

No que diz respeito ao touchpad... cabe lembrar que a idéia de começar esse blog nasceu após eu perguntar, em todos os cantos, como inibir o tal "tap" ou, pelo menos, ter a chance de controlar a sensibilidade desse dispositivo... nenhum resultado! Aliás, esse é um assunto que está na minha lista de posts futuros, até porque descobri um recurso que, pelo menos, ajuda na navegação na Net.

A propósito, já viu as mensagens do BIOS na inicialização do micro? A última [mensagem] diz: "mouse initialized,"... definitivamente, essa é a diferença!!!

Phiron disse...

Aquele espaço vazio serve para colocar um módulo 3G de comunicação, aqui no Brasil isso não existe, por esse motivo o lugar vem vazio, é uma pena o fato que eu descobri que não é possível fazer upgrade de processador nesse notebook...

Phiron disse...

A sim, esqueci de dizer, incrivelmente o Aero Glass funciona sem problemas nesse notebook, eu testei e rolou, não tão bem como o compiz fusion mas funcionou

Anônimo disse...

Bom pessoal desculpem comentar de forma "negativa" ao CCE NCV, pois comparados com os Compaq em configurações similares e contado com ben/custos, a CCE me decepcionou! Parabens ao que montou esse blog talvez eu ainda tenha esperança..hehehee. Preciso trocar a PLACA MÃE L41II8_9, não vejo mais como arrumar. Ja atualizei a BIOS varias vezes e nada ERROR nas PCI/Conflitos de IRQs. Tb n sei se vai valer a pena concerta-lo..rsrrss (edgarschuler@msn.com). Curitiba-Pr

Anônimo disse...

Notebook CCE NCV-C5H6

Se alguem puder me ajudar, esse problema surgiu do "nada".
Ja atualizei a BIOS para a l51ii e l41iiGR sendo que a
original era L41II8 anf L41II9. Essa ainda não achei na NET
(ps:Q "osso" conseguir um CD BOOT p conf. CDROOM e n carregar o EMM386)

Edgar - Curitiba
edgarschuler@msn.com



PHOENIX TRUSTEDCORE(TM) NB
COPYRIGHT 1985-2004 PHOENIX TECHNOLOGIES LTD.
ALL RIGHTS RESERVED

BIOS REV. 1,11.GER
ATAPI CD-ROM: TSSTCORPCDW/DVD TS-L462D
FIXED DISK 0: ST960813AS
MOUSE INITIALIZED

ERROR
RESOURCE CONFLICT - PCI SERIAL BUS CONTROLLER ON MOTHERBOARD
BUS:06, DEVICE:04, FUNCTION:00

ERROR
RESOURCE CONFLICT - PCI ON MOTHERBOARD
BUS:06, DEVICE:04, FUNCTION:02

ERROR
RESOURCE CONFLICT - PCI MASS STORAGE CONTROLLER ON MOTHERBOARD
BUS:06, DEVICE:04, FUNCTION:03

ERROR
RESOURCE CONFLICT - PCI NETWORK CONTROLLER ON MOTHERBOARD
BUS:06, DEVICE:05, FUNCTION:00

Anônimo disse...

Ola

Gostaria de fazer três perguntas:

1. Qual o tipo de memória utilizado pelo MOBO?

2. Ouvi dizer que o máximo a ser instalado é um pente de 1 GB.

3. Como se procede para "abrir" o gabinete dele?

Obrigado

Zarcov

Anônimo disse...

Tenho um CCE NCV-C5H6, mas algumas teclas tipo barra espaço, letra b não estão funcionando, será que é defeito no teclado ou na configuração do mesmo, obrigado

Anônimo disse...

Oi galera...
Estou precisando de um teclado para o meu ncv-c5h6...
o meu ta com defeito, alguem sabe onde e ou como arrumar um baratinho???
VALEU???

Anônimo disse...

ola amigo tenho um not ncv c5h6 meu processador deu pau gostaria de saber se tem como por outro precessador que seje melhor do que o que veio nele grato...

Daniel Sant'ana disse...

Opa, como tiro o teclado pra poder colocar o pente adicional de memória?
Eu achava que ele tinha somente 1 banco de memória e acabei tirando o de 512 e colocando um de 1gb, ao ler seu tópico vi que o banco adicional esta abaixo do teclado.
Poderia me dar uma dica de como colocar esse pente de 512 nele?

Se tiver como vc postar a resposta no meu blog agradeço, pois tentei logar pelo OpenID aqui e deu erro direto


grato

IchigoRaia disse...

Olá eu queria saber de quanto é a frequencia maxima aceita pelo cce ncv-c5h6, pois tenho um e quero comprar uma memoria de 2Gb

Sara disse...

oI...SERÁ QUE VC AINDA ESTÁ POR AI?
Nesses dias sou que está fuçando no CCE INfo, to querendo trocar o processador.
Se puder entrar em contato comigo...sarabolive@hotmail.com